quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Faculdade & fazer o que gosto

Boho style

Estou um pouco ansiosa em saber os resultados das candidaturas ao ensino superior, dado que a minha se encontra entre elas, mas ainda faltam bastantes dias e por isso tento manter-me zen. Mas para uma pessoa como eu isso é complicado... Até porque me esforcei desde, bem desde sempre, pelo menos desde o sempre que me lembro para poder entrar no curso que quero e para estar assim um pouco mais perto de uma carreira que há muito que ambiciono seguir.
Já fizeram o favor de me dizer que vou estar desempregada, ou que psicologia é um dos cursos mais escolhidos, entre muitas outras coisas deste género. Mas, e como digo sempre, eu faço-o por gosto. Não o faço porque muitos outros escolhem, visto que eu sou eu, um ser individual ou seja não sou o colectivo; nem o faço porque é aquilo que mais está a dar no mercado de trabalho, porque eu até poderia ir para um dos cursos que actualmente tem maior procura em termos de emprego e a) seria muito provavelmente infeliz ou b) quando acabasse o curso já tinha passado a "onda" e o mercado de trabalho já estava em busca de outra coisa qualquer.
Por isso orgulhosamente devota aquilo que me cativa sigo o meu caminho (:

Há mais alguém à espera dos resultados como eu?

Love, S.

21 comentários:

  1. Acho que fazes muito bem seguir aquilo que queres, pois uma pessoa quando faz algo por gosto, faz sempre melhor...Boa sorte, que vais ver entras onde queres.

    ResponderEliminar
  2. Também estou à espera...e cada vez estou mais ansiosa.

    Wallflower

    ResponderEliminar
  3. Disseram-me o mesmo quando eu decidi seguir educação pré-escolar. Ainda assim segui aquilo que queria e não podia estar mais feliz. Se é difícil arranjar trabalho na área? Claro. Mas hoje em dia é difícil em qualquer área! O mais certo é fazermos aquilo em que somos felizes :)

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Estive assim ansiosa... há sete anos. Jasus! Parece que foi há uma eternidade!
    Acho que, actualmente, ter uma carreira em qualquer área é difícil. Sim, há áreas mais lotadas do que outras, mas a resposta que tenho para dar quando me perguntam se quero mesmo ser advogada (sim, porque eu ia empatar 3 ou 4 anos num estágio só porque gosto de perder tempo e dinheiro) é a seguinte: e depois se há muitos? Se eu for boa naquilo que faço, vou sempre ter clientes. É o mercado que selecciona os bons dos maus. Claro que o dinheiro também "fala", e bem alto, mas normalmente quem diz que o que vamos ser no futuro é desempregados, é quem nunca lutou na vida para ter uma carreira. Sim, é difícil, é provável que vá parta um balcão de uma loja antes de me estabelecer por conta própria, mas não desisti. Sabes qual era o lema do meu curso na UM? "Resistir é vencer!".
    ****

    ResponderEliminar
  5. Também estou à espera dos resultados. Não te preocupes, o que importa é que vás para algo em que te sinta bem, algo que gostes! E olha, não tarda nada, saberemos as colocações, Setembro está mesmo aí à porta xD
    r: Sim, é verdade, mas pronto... Aquela zona é mesmo espectacular, mas é como dizes, a confusão pode estragar um bocado, mesmo assim, ainda se vai andado xD

    ResponderEliminar
  6. r: É mesmo, é triste realmente, eu já tinha visto antes umas parecidas, ou vá, do mesmo género, por isso, não me provocaram grande impacto. Fizeram-me impressão, porque retrata mesmo bem a nossa sociedade :s

    ResponderEliminar
  7. há três anos estava como tu, à espera de entrar em Psicologia em coimbra, não consegui e entrei em Évora (psicologia na mesma)...um dos melhores acontecimentos da minha vida! Isto para te dizer que se não entrares na tua primeira opção, tudo pode ser extraordinário de qualquer forma :)
    candidataste-te para onde? se fores para évora tenho de ir dar um olho às praxes eheh

    ResponderEliminar
  8. Também me diziam sempre "vais para jornalismo? ui mais uma para a fila do desemprego". Well, manda-os passear, escolhe aquilo que gostas! x

    ResponderEliminar
  9. E assim mesmo é que tem de ser, temos que seguir aquilo que queremos e que gostamos, nada de ir pelo que os outros querem ou acham melhor. Nós é que sabemos o que gostamos! Desejo-te muito boa sorte, vais ver que daqui a uns tempos estás a contar-nos tudo sobre essa nova vida :)

    ResponderEliminar
  10. Hoje em dia está difícil arranjar emprego seja em que área for, por isso, não ligues a esses comentários. Acredito que vais conseguir entrar onde queres =)

    ResponderEliminar
  11. Não há nada como seguirmos o nosso coração. Também ouvi muitas vezes que não ia ter futuro, que não há emprego na minha área e bla bla bla e caguei nisso, era o que eu queria, estou feliz com o curso que tirei e não vou baixar os braços. Afinal de contas, hoje em dia o desemprego não tem áreas, está tudo mal! Força :)

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte, espero que consigas entrar onde queres! :)

    ResponderEliminar
  13. Espero mesmo que entres no que desejes! Com essa força vais longe ;)

    ResponderEliminar
  14. Desejo-te muita sorte :)
    R: Acredita que foi a melhor notícia :)
    Agora é só ela começar a ter cuidado e esperamos que nunca mais apareça :)

    ResponderEliminar
  15. Vais ver que vais conseguir. :) Eu vou já para o terceiro ano do meu curso, que curiosamente tem uma vertente de psicologia (tenho muitos módulos de psicologia, entre outras coisas). Acho que vais gostar bastante! Força e não desesperes, vais ver que estes dias passam a correr. :) E sobretudo aproveita os teus anos de faculdade, acredita. Os melhores anos da tua vida!

    ResponderEliminar
  16. Desejo-te a maior sorte , visto que este ano eu não quis estar na tua pele , vou ficar um ano sem estudar , veremos o que acontece ..

    ResponderEliminar
  17. Great post dear!

    www.bloglovin.com/blogs/printed-sea-3880191

    ResponderEliminar
  18. Desejo-te muita sorte. Eu estou em línguas e dizem-me exactamente a mesma coisa - especialmente porque já estive em ciências e em estudos europeus (algo mais político).
    Não desistas daquilo que queres por causa de taxas de probabilidades. Recorda-te que és sempre mais do que um número.

    ResponderEliminar
  19. R: Acaba por ser polémico nesse sentido uma vez que, apesar de ser um negócio, se baseia em dar a oportunidade de escolha a quem não o pode fazer no seu local de residência. As opiniões dividem-se exactamente por causa deste ponto e honestamente duvido que alguma vez haja uma tese consensual... :/

    ResponderEliminar

"Sei que só há uma liberdade: a do pensamento."
-Antoine de Saint-Exupéry